sábado, 17 de maio de 2008

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER!




A importância do ato de ler de Paulo Freire, nos esclarece que a leitura da palavra é precedida da leitura do mundo e enfatiza a importância crítica da leitura na alfabetização.
Coloca o papel do educador dentro de uma educação, onde o seu fazer deve ser vivenciado, dentro de uma prática concreta de libertação e construção da história, inserindo o alfabetizando num processo criador, de que ele é também o sujeito.
O ato de ler de Paulo Freire veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a leitura do mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de sua escolarização, foi à leitura da palavra do mundo. Na verdade, aquele mundo especial se dava a ele como mundo de perspectiva, por isso, mesmo como mundo de suas primeiras leituras. A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo através de uma prática consciente. O hábito de ler constitui-se, inegavelmente, para os indivíduos e grupos, em excelente instrumento de progresso humano nas relações sociais, ativando beneficamente em nosso espírito, vontade e hábitos.

Precisamos estabelecer uma relação entre teoria e prática pedagógica.

Através da leitura, o homem pode tomar consciência das suas necessidades, auto educar-se, promovendo a sua transformação e a do mundo.

CIDADÃO QUE LÊ!
Não existe só a pobreza alimentar, mas a pobreza cultural, falta de informação, de conhecimentos e principalmente de preparo para as oportunidades que surgem. Cidadão que lê, raramente passa fome, fica SAFO. Sei que aí complica um pouco, porque cidadão bem alimentado e que lê, exige mais, pensa mais antes de votar e eleger...

Nenhum comentário: