sábado, 26 de abril de 2008

NOSSOS DEFEITOS!


Diante de uma vitrine atrativa, um menino pergunta o preço dos filhotes à venda.
- Entre 30 e 50 dólares, respondeu o dono da loja. O menino puxou uns trocados do bolso e disse: - Eu só tenho 2,37 dólares, mas eu posso ver os filhotes?
O dono da loja sorriu e chamou Lady, que veio correndo, seguida de cinco bolinhas de pêlo.
Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, mancando de forma visível.
Imediatamente o menino apontou aquele cachorrinho e perguntou: - O que é que há com ele?
O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril, sempre mancaria e andaria devagar. O menino se animou e disse: - Esse é o cachorrinho que eu quero comprar! O dono da loja respondeu:
- Não, você não vai querer comprar esse. Se você realmente ficar com ele, eu lhe dou de presente.
O menino ficou transtornado e, olhando na cara do dono da loja, com o seu dedo apontado, disse: - Eu não quero que você o dê para mim. Aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo. Na verdade, eu lhe dou 2,37 dólares agora e 50 centavos por mês, até completar o preço total.
O dono da loja contestou: - Você não pode querer realmente comprar este cachorrinho. Ele nunca poderá correr, pular e brincar com você e com outros cachorrinhos.
Aí, o menino abaixou e puxou a perna esquerda da calça para cima, mostrando a sua perna com um aparelho para andar.
Olhou bem para o dono da loja e respondeu: - Bom, eu também não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso.

terça-feira, 22 de abril de 2008

O MAL!

O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."

Albert Einsten

domingo, 20 de abril de 2008

UM TERÇO DO MUNDO FUMA!


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2 bilhões de adultos no mundo fumam. O total de mortes devido ao uso do tabaco atinge a marca de 4,9 milhões de mortes por ano.

GENÉTICA CONTRIBUI PARA O VÍCIO

Diariamente gosto de ler jornal, e lendo A NOTÍCIA de domingo – 20/4/2008 na página 25, achei interessante o artigo de SETH BORENSTEIN – AP/ NOVA YORK E TRADUÇÃO: RÉGIS MACHADO sobre: GENÉTICA CONTRIBUI PARA O VÌCIO – aonde fala que cientistas descobrem que alguns genes tornam as pessoas propensas a fumar e a ter câncer de pulmão.
Vários cientistas afirmam ter localizado um vínculo genético que torna as pessoas mais propensas ao tabagismo e, consequentemente, a contrair o câncer de pulmão. As descobertas poderiam explicar por que há fumante que chegam aos cem anos e não sofrem de câncer, e por que outras pessoas fumam ocasionalmente sem cair no vício.
O descobrimento de três equipes separadas oferece as provas mais contundentes até agora sobre as causas do vício e projeta luz acerca da combinação entre a genética e o cigarro como causa do câncer. Os resultados também fixam as bases de tratamentos mais específicos para deixar de fumar.
O fumante que herda a variante genética dos pais tem 80% mais chance de contrair o câncer que um fumante consome uma média de dois cigarros a mais por dia e tem mais dificuldade para deixar o vício.
Os cientistas estudaram fatores genéticos em mais de 35 mil pessoas de países da Europa, como a Rússia, e no Canadá e EUA. Pesquisadores não estão certos de que a descoberta seja um jogo de variantes em apenas um gene ou em três genes estreitamente ligados entre si. As equipes disseram que o resultado é o mesmo: as características genéticas aumentam o risco de vício e de câncer.
Os autores não concordam se as variantes aumentam diretamente o risco de esse tipo de câncer ou se o faz indiretamente por meio do tabagismo.
As mudanças genéticas poderiam ajudar a explicar alguns dos mistérios do tabagismo excessivo, o vício da nicotina e o câncer que não podem ser atribuídos a fatores ambientais e à biologia do cérebro, falaram os especialistas.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

PROBLEMAS DE VISÃO


Que o cigarro faz mal à saúde, todos sabem. Mas pouco se fala que o fumo afeta também a visão, principalmente a partir dos 65 anos. Catarata, glaucoma e doenças que podem levar à cegueira encontram no tabaco um dos piores fatores de risco.
Um estudo da Universidade de Harvard revela que os fumantes têm o dobro do risco de ficarem cegos em função da degeneração macular. O oftalmologista Renato Neves diz que, mesmo quem parou de fumar há 15 ou 20 anos, apresenta mais chances de sofrer de doenças oculares. “O cigarro empobrece a circulação sanguínea na retina. Além disso, reduz a quantidade de antioxidantes no sangue, favorecendo o aparecimento de doenças. Vale lembrar que fumantes passivos não estão livres desses riscos.”



O líder é melhor quando as pessoas mal sabem que ele existe; não tão bom quando obedecido e aclamado; pior, quando desprezado; com um bom líder, que fala pouco, quando pronto um trabalho, atingidos os objetivos, todos dirão: "realizamos sozinhos nossa tarefa."Essas reflexões argutas de Lao-Tsé sintetizam o dinamismo e a inteligência de um autêntico condutor de homens. Pesquisas já abandonam a teoria de líder nato, nossa geração anda carecendo de criaturas assim que, suave e fortemente, animadas por nobres ideais, orientem grupos e massas. Muitos líderes de seres humanos, tão engrandecidos no passado, eram, desde a infância exercitada para a chefia, como ocorreu a Alexandre de Macedônia, educado por Aristóteles. Presentes determinadas qualidades físicas, morais, intelectuais e com a aprendizagem das técnicas apropriadas da psicologia social, surgirão, decerto aptos a exercerem, eficientemente a chefia liderada. Com isso, não negamos que não existam líderes capazes de fascinar multidões e povos com o seu magnetismo pessoal e são os chamados "carismáticos", a cujo número pertenceram os fundadores de grandes religiões e não poucos políticos. Mas a primeira qualidade de um líder é ser justo e este sentimento de justiça é de tal maneira inato no coração humano que qualquer injustiça, mesmo vinda dum chefe estimado, decepciona, revolta e irrita. Compreende-se que um superior seja exigente, severo mesmo; mas, se ele se desencaminha numa manobra desleal ou comete uma arbitrariedade, o subordinado, se sentirá como carta marcada e se não puder exprimir alto este ressentimento, guardará, no fundo do coração, uma ferida oculta que rebentará, mais dia menos dia, numa queixa amarga, num rancor tenaz, ou até mesmo, num ódio implacável.Ser justo é, enfim, dar ao exercício da sua missão uma retidão irrepreensível, que faz mais para assegurar o ascendente moral da coletividade que o uso de todos os artifícios da autoridade."Antes de tudo, há que proceder à avaliação das pessoas, como duma casa, para ver o que valem" (Foch), em outras palavras, só podemos ser avaliados por pessoas sábias.