sábado, 16 de junho de 2007

ATIV. 1 DA SEMANA 2 - PROA 17/4

DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM ON – LINE


Ao fazer a leitura do texto da professora Suzana Gutierrez, conforme fui lendo encontrei muitas dúvidas, mas também diante de tantas informações, percebi que a tecnologia avança e sempre há por trás disto tudo pessoas que estudam e muito para fazer esta diferença, como é o caso desta nova tecnologia citada pela autora no texto que é mais conhecida como RSS (Rich Site Summary ou Really Simple Syndication) que foi desenvolvida originariamente para uso no navegador Nescape e, hoje, é adotada em publicações de notícias, weblogs e outros sítios.
Eu não conhecia, e nunca usei desta tecnologia que a autora tem o hábito de cultivar, antes de ler e responder os e-mails de abrir o Sharpreader. No início da leitura não estava entendendo do que se tratava e procurei no tradutor a interpretação, mas no final da leitura entendi que é um aplicativo de leitor de conteúdo que necessitam ser instalados no computador do usuário, para termos a mesma possibilidade que a professora tem de consultar o sumário de mais de cinqüenta sítios, weblogs e jornais on-line de todos os tipos, com a opção de aprofundar os conteúdos que despertam interesse.
Diz a autora que só foi possível aprofundar os conteúdos do texto devido a propagação de tecnologias de agregação e distribuição de conteúdos. Logo pelo, que entendi a WIKIPÉDIA, A TERRA, O UOL e outros fazem parte desta tecnologia – RSS e nós usuários da Internet podemos nos inscrever em sites que fornecem “feeds” (fontes)) RSS também para aprofundar os nossos estudos, não sei se estou entendendo corretamente? É mudado e atualizado o seu conteúdo regularmente.
Quando escreveu em seu texto: “combinando o formato weblog com RSS/Atom, o que a maioria dos serviços de weblogs já proporciona, pode-se criar repositórios de recursos e objetos educacionais, verdadeiras bibliotecas digitais, que mostrarão, por meio dos agregadores, as últimas atualizações.
A dúvida é, estas bibliotecas digitais se cria por exemplo nos weblogs ou sómente no RSS, conforme ilustração da figura 2? Ou estou confundindo o RSS/ só tem ligação com e-mails.
Concordo com a autora, quando diz em seu texto que quando utilizamos RSS/Atom – acessamos a Internet nos nossos termos e a escolha dos conteúdos fica em nossas mãos.
Fazendo a leitura da figura 2, que mostra a janela de um leitor de conteúdo, consegui entender pelo menos o que são sítios e que existem diferenças de funcionamento entre os diversos tipos de aplicativos de leitores de conteúdos e os semelhantes aos Sharpreader, são aplicativos que necessitam ser instalados no computador do usuário.
Fico impressionado com a evolução da Tecnologia. Mas um certeza fica, como está facilitando a aprendizagem e a vida dos usuários, é claro que até que se entenda toda esta evolução estas informações tem que ser digeridas, amadurecidas com reflexão para se transformar em conhecimento, isto nós cursistas estamos adquirindo, mas a autora deu toda a atenção a este tema e empíricamente desenvolveu projetos de comunidade de weblog reunida em torno de um weblog colaborativo que chegaram a outos cursos da UFRGS. UIÇÃO DE CONTEÚDOS E APRENDIZAGENS ON-LINE

3 comentários:

Iris disse...

Olá, Antônio

Nós acompanhamos a elaboração dos projetos de aprendizagem, nos wikis, e as atualizações que fazem nos blogs, usando esta tecnologia. Por exemplo, agregamos no nosso bloglines os projetos de aprendizagem que fizeram e cada vez que alguém do grupo atualizava uma página do wiki ou postava um comentário lá, eramos "avisadas" (o sítio agregado, quando atualizado, passa a aparecer em negrito) pelo bloglines. Ele mostra em que página do wiki existem atualizações, quem a publicou (autor), em que dia e em que horário. Além disso o bloglines nos dá o link direto para a página criada ou atualizada.
Desta forma podemos acompanhar de perto todo o processo para auxiliar, desafiar, comentar.
Além disso, temos todos estes links em um único local.
Em Jaraguá mostrei isso para vocês, mas, como sabemos, os seres humanos só registram o que tem sentido para si. Como naquele momento isso ainda não tinha sentido,nem deves lembrar. :))
Como podes ver, não só os jornais online e os grandes provedores de conteúdo geram feeds: os blogs e o pbwiki também o fazem, sem nossa interferência.
Vai usando o teu bloglines para acompanhar os blogs dos teus colegas e vais ver quando existem atualizações, como podes acompanhar tudo de modo fácil e com economia de tempo.
Bom te ver animado, colocando as coisas em dia.
Abra@os, Iris

Suzana Gutierrez disse...

Oi Antonio

Te recomendo reler o texto depois de usar por um tempo o bloglines. Vais compreender melhor.

Diz a autora que só foi possível aprofundar os conteúdos do texto devido a propagação de tecnologias de agregação e distribuição de conteúdos.

Poer exemplo, isso, que relatas acima, eu não disse :)

abraço

Antônio Wilson Corrêa Ribeiro disse...

Su!

Eu disse que você falou,
Você disse que não falou,
LOGO, você não falou!

Abraços!